Você é obeso e tem dificuldades para executar certas funções no trabalho?
Dependendo do seu grau de obesidade, você pode entrar com pedido de benefícios no INSS.
Pessoas com obesidade mórbida, obesidade extrema, têm os mesmos direitos que qualquer pessoa com deficiência, ainda que a Lei não considere como tal. Como exemplo, motoristas ou cobradores de ônibus podem exigir cadeiras maiores, da mesma forma que os cadeirantes precisam de rampas de acesso. Não podem, por este motivo, serem rejeitadas numa vaga de emprego, ou demitidas por conta de sua aparência ou condição física.
A Obesidade lhe dá direitos de pedir benefícios à Previdência Social
O obeso pode entrar com um pedido junto ao INSS de Aposentadoria por Invalidez ou Auxílio Doença, para isso, precisa ser um segurado contribuinte e comprovar por uma perícia médica que a sua obesidade lhe impede de desempenhar as suas funções.
A análise administrativa pelo INSS costuma ser muito rígida e o pedido pode ser facilmente rejeitado, devendo o segurado entrar na Justiça após a negativa, aumentando as suas possibilidades de êxito, ainda que o processo demande um longo tempo.
- Aposentadoria por Invalidez
É o benefício pago todo mês pelo INSS a quem está impedido de trabalhar definitivamente.
Valor: 100% do salário de benefício sem o fator previdenciário. É obtido de uma média das maiores contribuições.
- Auxílio Doença
É o benefício pago todo mês pelo INSS a quem está impedido de trabalhar temporariamente.
Valor: 91% do salário de benefício.
Como fazer para pedir estes benefícios
Você pode agendar em qualquer agência da Previdência Social, diretamente através do site do INSS ou pelo telefone 135, para tanto, tenha em mãos o Documento de Identidade e Nº do NIT/PIS do segurado.