Algumas considerações que devem ser levadas em conta antes de se comprar um imóvel:
Mais que um bem de valor elevado, para muitas pessoas, um imóvel próprio é um sonho, portanto, antes de se comprar algo com um valor tão alto, é necessário se planejar para que consiga honrar os compromissos desta aquisição. Considerar a situação familiar atual e futura para determinar, tamanho, localização, garagens e metragem do imóvel garantirá o conforto desta moradia por mais tempo, mas, além disto, alguns detalhes importantes também devem ser considerados:
- O desejo de todos nós é adquirir um imóvel novinho em folha, mas atenção ao preço que é explorado por ser novo e com o tempo, sua depreciação;
- Grande parte das pessoas não possui todo capital para a quitação do imóvel, então financia uma parte. Atenção neste caso, que a melhor opção é financiar o menos possível. Levantar mais capital para pagamento à vista será melhor para o seu bolso no futuro. Normalmente, o financiamento de imóveis leva até 35 anos para a sua quitação. É muito tempo, portanto comprometa no máximo 20% de sua renda líquida. Em financiamentos de longa duração, como estes, analise a possibilidade de locação de um imóvel mantendo-se o seu capital aplicado ou disponível para emergências. Em muitos casos, isso pode ser mais vantajoso. Para diminuir o valor financiado, considere também o uso do FGTS, se for o seu primeiro imóvel. A rentabilidade deste fundo é horrível, portanto, havendo qualquer possibilidade de resgatá-lo, faça; (Saiba tudo sobre o FGTS aqui)
- Se você não é um especialista na área de direito ou profissional do ramo imobiliário, não enfrente toda enxurrada de documentos e contratos sozinho. Considere levar a apreciação dos documentos por estes profissionais, caso contrário, as consequências podem ser desastrosas. Prevenir é melhor e mais barato do que remediar;
- Passando para uma visão mais de mercado, é consenso entre os profissionais do ramo imobiliário que, principalmente em grandes centros metropolitanos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, etc. os valores dos imóveis estão exageradamente altos, talvez uma bolha imobiliária localizada, o que poderá incorrer em prejuízos para o investidor num futuro próximo. Se a sua intenção é comprar aí, considere então a possibilidade de postergar este sonho por mais um tempo, ou vislumbrar a possibilidade de morar em outros ares.